Ética e Etiqueta Mágica

A bruxaria é livre e como consequência nos torna livre para escolhermos como agir e levar as coisas em nosso caminho. Isso não signif...

A bruxaria é livre e como consequência nos torna livre para escolhermos como agir e levar as coisas em nosso caminho.
Isso não significa que exista impunidade para nossos atos mágicos, dentro da bruxaria também existe ética e moral.

Mas antes de entramos nesses méritos o que é Ética e Moral?

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. – Fonte

Em geral os adeptos de qualquer religião são norteados a fazer o “certo” e ter noção do “errado” pelo conjunto de leis, preceitos, ensinamentos, mandamentos etc. A bruxaria não foge 100% a esta regra, pois dentro de nossa pratica ritualística existem leis mágicas firmes. Mas não são estas leis que impedem um praticante de fazer ou não algo, não existe uma leia que o amedronte com o sofrimento eterno, não existe.
As leis mágicas estão ali para nos mostrar as formas de equilibrar as ações, de fortalecer nosso ser e nossa magia. E não nos punir por termos uma condição sexual diferente, por termos amores livres, por sermos livres em nosso modo de agir, pensar e fazer.
O que separa o “certo” do “errado” e define como se deve agir é a Ética e Moral definida pelo próprio praticante, dentro de sua individualidade, perante de sua bagagem de vivencias.
Aerin Nerissa Iniciada da Tradição Caminhos das Sombras, diz em um de seus texto que o que nos difere é a pró atividade.

“Somos pró ativos na nossa religião. Não esperamos um sacerdote para nos abençoar e nos proteger. Nós abençoamos aqueles que merecem e protegemos os que amamos.”

A educação que a maioria das pessoas deveria ter tido em casa, as boas maneiras e a etiqueta também se aplicam nisso tudo, por ser diretamente ligado a como nos relacionamos com outras pessoas.
Como meio de facilitar a vida de muita gente Naelyan Wyvern Alta Sacerdotisa da Tradição Caminhos das Sombras escreveu um texto chamado Etiqueta Mágica, onde coloco abaixo dicas de como se portar nas relações pessoais, dentro círculos mágicos etc.

Nas relações entre as pessoas:
Respeito sim, obediência não. Limpe sua sujeira. Não incomode as pessoas. Não roube. Não polua, antes de acender seu cigarro pergunte se pode.  Não minta. Não invada.  Não toque nos instrumentos mágicos dos outros. Nunca. Não seja curioso demais.  Não se fixe em vidas passadas. Se você não sabe, pergunte.

Em eventos e rituais
Dentro de um círculo mágico, a palavra do oficiante é lei. Não invoque o que você não consegue banir. Se você não concorda, saia, mas não perturbe.  Siga as instruções.  Não invoque, não evoque, não “receba” coisa alguma dentro do círculo alheio. Ajude, se a ajuda for aceita. Cuide de seus pertences. As coisas não precisam ser do seu jeito.

Após o ritual
Limpe e vá embora, não se espalhe. De sua opinião se pedirem e saiba fazer críticas.

Agora para fazer você pensar um pouco, depois disso tudo, como será seu modo ético de agir em seu caminho mágico?

Recomendado para você!

0 comentários

Flickr Images